Educação Infantil

Maternal I, II e III; Pré-Escolar: 1º e 2º Períodos

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 05 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A educação infantil será oferecida em:

a) Maternal (Modalidade: Creche) para criança de 01, 02 e 03 anos de idade.

b) 1º Período do Pré-Escolar para crianças de 04 anos de idade

c) 2º Período do Pré-Escolar para crianças de 05 anos de idade.

Para ingresso na educação infantil, levará em consideração a data de corte estabelecida pela Lei Municipal , da Secretaria Municipal de Educação (SEMEDE), qual seja, 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

São objetivos da educação infantil:

I. Estimular a criança para desenvolver habilidades, hábitos e atitudes no que se refere aos aspectos físico, intelectual, social, afetivo e religioso;

II. Proporcionar atividades em que a criança se sinta livre para a realização de novas experiências,
desenvolvendo o espírito de iniciativa, de cooperação e a criatividade;

III. Propiciar a socialização da criança, por meio da participação numa comunidade mais ampla,
descobrindo as regras próprias do convívio social;

IV. Proporcionar condições para a integração da Família, da Escola e da Comunidade

V. Facilitar à criança uma compreensão do mundo que a cerca, a partir da brincadeira, dos jogos e do faz-de-conta para que, ao deparar-se com conflitos, possa resolvê-los, privilegiando a construção da autonomia;

VI – respeitar a dignidade e os direitos da criança, considerando sua singularidade e suas demandas sociais, afetivas, cognitivas, religiosas, culturais e étnicas;

VII. garantir o direito de brincar como forma particular de expressão, interação e compreensão do meio;

VIII – oferecer o acesso da criança aos bens culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à ética e estética;

IX. favorecer a socialização da criança por meio de sua participação e inserção nas diversas práticas culturais e sociais;

X. proporcionar o desenvolvimento da criança com base na problematização de situações contextualizadas;

XI. oportunizar às crianças o acesso, o conhecimento e a utilização dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação com ênfase na Informática, no seu processo de aprendizagem e no seu cotidiano;

XII. promover experiências que estimulem o desenvolvimento da criança em seus aspectos motor, cognitivo, afetivo e social, a partir de situações pedagógicas intencionais, envolvendo as múltiplas linguagens: oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, corporal, midiática, arte e música.