Ensino Médio

1º ao 3º Ano /Integrado

São objetivos específicos do Ensino Médio (etapa final da educação básica):

I. consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e o prosseguimento de estudos;

II. o aprimoramento do educando como pessoa humana incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do senso crítico;

III. a promoção do exercício consciente da cidadania, garantindo a todos os alunos acesso ao conhecimento científico, possibilitando as suas condições fundamentais para uma visão crítica e analítica, educando para a justiça frente à realidade atual da sociedade;

IV. garantir o acesso ao conhecimento científico através dos conteúdos específicos de cada componente curricular, como um dos instrumentos de compreensão do mundo e do próprio ser em toda a sua complexidade;

V. garantir o conhecimento da realidade brasileira, seus recursos e necessidades, bem como a utilização racional desses recursos, sua preservação e conservação, como instrumento de sobrevivência do homem em busca de soluções para os problemas básicos da população;

VI. a preparação básica para o trabalho e para cidadania do educando e o desenvolvimento das habilidades para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

VII. desenvolver os componentes curriculares necessários para a preparação do aluno para o ENEM e Vestibulares.

VIII. Promover a formação integral do jovem, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no ensino fundamental, a partir da sistematização dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores;

IX. fornecer ao jovem um amplo e profundo conhecimento dos conceitos e informações, necessários a seu futuro encaminhamento educacional;

X. proporcionar ao jovem requisitos educacionais exigidos pelas áreas prioritárias de formação dos recursos humanos do País;

XI. desenvolver seu pensamento crítico e sua autonomia intelectual;

XII. possibilitar ao jovem uma ampla visão das diferentes alternativas de trabalho que o mercado oferece;

XIII. proporcionar ao jovem a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, como instrumento de autorrealização e preparação para o trabalho;

XIV. proporcionar ao jovem condições de reflexão sobre suas atividades genéricas e curriculares, para melhor situar-se em sua escolha profissional;

XV. proporcionar ao jovem a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, tornando-o capaz de relacionar a teoria à prática no ensino das diversas disciplinas;

XVI. proporcionar a educação geral necessária ao desenvolvimento integral ao aluno e à sua preparação para continuidade de estudos;

XVII. proporcionar ao aluno a preparação para o trabalho e a habilitação profissional, quando se tratar de modalidade técnica, com caráter de terminalidade e continuidade;

XVIII. capacitar o aluno para o exercício ético, crítico e consciente da cidadania.