Clique nas imagens acima e saiba mais.


- O Colégio Nossa Senhora de Nazaré é uma instituição educacional fundada em 14 de julho de 1905 na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG) pela Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência. Ao longo de sua história passou por várias mudanças adequando-se às demandas da comunidade local. Foi orfanato, colégio interno para moças, ginásio, escola de formação de professoras, escola mista com a oferta de cursos técnicos e, posteriormente, adoção da educação integral para os seus alunos – do maternal, passando pelo ensino fundamental, até o 3º ano do ensino médio.
- A infraestrutura adequada na educação melhora a aprendizagem, e é por isso que o Colégio Nossa Senhora de Nazaré conta com uma infraestrutura completa, possuindo laboratórios de práticas científicas e informática, observatório de astronomia, sala de vídeo, auditório moderno, ginásio poliesportivo e salas de aula com tecnologia disponível tornando as aulas mais integradas.
- Nossa proposta pedagógica busca preparar os nossos alunos para as mudanças profundas que estão ocorrendo na atualidade, dando-lhes os instrumentos para a sua inserção na sociedade; permitindo-lhes compreender a realidade e preparando-os para agir de forma consciente, transformadora e ética.

Missão:
Proporcionar ao aluno a formação integral e de qualidade, necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades nos aspectos cognitivos, psíquico e espiritual, estimulando a vivência de atitudes e valores humanos, preparando-o para o exercício consciente da cidadania e da vida em sociedade, incutindo-lhe a preocupação com a ecologia humana e ambiental, assim como com as práticas de sustentabilidade, sem esquecer a vivência religiosa integral e autêntica.
Visão:
É imprescindível visão de futuro na educação cristã, ante os rápidos avanços e desafio emergentes. Os conflitos sociais, políticos, econômicos, éticos, religiosos, ideológicos, etc. influenciam na educação, exigindo postura amadurecida para o devido discernimento.
Para que a educação evangélico-libertadora seja parâmetro do Colégio, é preciso ter audácia de assumir um processo educativo global, tendo em vista o aluno, inserido neste mundo em constantes transformações. O educador cristão deverá desenvolver em sua vida valores, tais como: dignidade pessoal, firmeza de caráter, solidariedade e união de propostas, fraternidade, honestidade, aceitação, paciência, força de vontade, tolerância e , acima de tudo, o amor – essência do processo educativo, no respeito às diferenças individuais.
A trilogia – fé, justiça e amor – norteará toda a comunidade escolar, a fim de que haja comunhão e participação.
Os recursos materiais e financeiros são apenas instrumentos para o desenvolvimento da ação educativa, científica e cultural, buscando, outrossim, ser centro de ensino de excelência.
Concluindo, “a educação é, efetivamente, o meio-chave para libertar os povos de toda a escravidão e fazê-los subir de condições menos humanas a condições mais humanas” (Medelin 4,8)
Valores:
Compaixão, Justiça, Cooperação, Autonomia, Espiritualidade, Solidariedade, Diálogo, Amizade, Tolerância , Responsabilidade e Sustentabilidade.

As Oficinas Pedagógicas são instrumentos importantes para o aperfeiçoamento didático. Trata-se da construção de um processo de aprendizado aberto e dinâmico, que possibilita a inovação e a construção de conhecimentos.
A realização de atividades práticas colabora para que o aluno possa desenvolver diferentes habilidades e competências que envolvem o ser humano. É o caso dos aspectos físico, intelectual, emocional e social.
O Colégio Nossa Senhora de Nazaré conta com uma infraestrutura completa. Deixe seu filho no nosso período estendido que nós o acolheremos com muito carinho.




Gabriel Gilperes Dutra Lima – 3º ano FK – 2018
Não tenho palavras para expressar minha gratidão pelo colégio, só tenho a agradecer por tudo que fizeram e me ensinaram, principalmente a valorizar os pequenos detalhes. Quando cheguei ao Colégio estava perdido e assustado por ser novato, mas assim que me acolheram me senti da Família com rapidez e assim pude perceber o quanto vocês valorizam os alunos e são carinhosos com cada um, se importam com sua formação. Obrigado a todos os envolvidos sejam professores e até funcionários por me tornarem e ensinarem a ser cada vez um ser humano melhor.

Isadora Cristina Lacerda Albuquerque – 3º ano FK – 2018
Se eu, hoje, pudesse escolher uma palavra para descrever o Nazaré seria FAMÍLIA, porque o colégio me acolheu desde o maternal, se comprometendo fielmente com o meu aprendizado e construção ética, provendo atenção, carinho, paciência e principalmente AMOR! Em toda a sua essência, o colégio foi o responsável pelos sorrisos mais sinceros da minha infância e pelos aprendizados mais valiosos da minha juventude. Sou imensamente grata a todos os funcionários que participaram da minha formação escolar. Acredito que nada passa por nossas vidas sem deixar algo e de fato, o colégio marcou a minha vida deixando virtudes incríveis! Obrigada Nazaré!

Bernardo Jose Maia Borges – 3º ano FK – 2018
Venho aqui por via dessa carta, agradecer ao Colégio “Nossa Senhora de Nazaré”, por todo conteúdo e experiência repassadas para mim. E além disso focalizar a estrutura que me foi oferecida, desde que cheguei aqui no 6º ano, já me acolheram com extremo carinho, o que me fez amar cada vez mais o ambiente escolar proporcionado.
E para ressaltar o que foi dito, venho com uma carta que para mim apesar de serem apenas palavras, podem mover montanhas.
“Eduquem as crianças, para não ter que punir os homens”.

Sayonara de Oliveira Correia – 3º ano FK – 2018
Nesse ano em que completo 8 anos estudando nessa escola, o sentimento que prevalece em mim é de extrema gratidão. Sendo a segunda escola da minha vida, foi aqui que aprendi realmente o que é viver e o que sou hoje, com certeza, é graças aos diversos ensinamentos de todos os professores que passaram por minha caminhada. Aos 10 anos, quando entrei aqui, tive experiências valiosas que só continuaram no decorrer dos anos. Agradeço muito por ter tido a oportunidade de crescer e concluir minha vida estudantil nessa instituição que tanto prezo. Agradeço, principalmente, a todos os professores que fizeram a educação de tantos alunos e têm uma inteligência admirável. Gratidão a todos os funcionários e as diretoras que nunca nos deixou faltar atenção, Irmãs Camila, Silvéria e Ana Renilde. Obrigada, mais uma vez, pela acolhida e ensinamentos; o carinho e a lembrança dos meus anos vividos aqui serão para sempre.

Julia Cristina Fernandes de Souza – 3º ano FK – 2018
Hoje tive uma das sensações mais estranhas da minha vida, enquanto vinha para mais um dia de aula, olhei e foquei naquela escola e tive um misto de sentimentos… pensei: “nossa, eu esperava tanto chegar ao último ano, agora estou aqui e já está acabando”… logo conclui, não é só mais um dia de aula, não posso indeterminá-los, tenho que fazer valer cada segundo lá dentro, aproveitar cada conteúdo ministrado, cada risada, cada abraço, cada crítica construtiva, cada puxão de orelha, cada sorriso, cada minuto perante aquela pessoa, a qual contribuiu para que eu chegasse onde estou hoje… enfim cada batida do meu coração, para que quando o tarde demais chegar, a saudade não me consuma… mas isso é uma utopia, como não sentir saudades daqueles que fizeram parte da minha vida durante 6 anos? Como não sentir saudades da instituição que me incentivou a dar os primeiros passos na direção do conhecimento, do senso crítico, da empatia, da coragem, da gentileza e do amor? O tempo é o nosso maior inimigo, ele é um trem só de ida… sinto como se fosse ontem o primeiro dia de aula e agora já estamos à porta de sair para o mundo e enfrentá-lo da melhor forma possível com tudo o que aprendemos! Diante disso, só tenho a agradecer por tudo que me proporcionaram, o meu “muito obrigada” a todos que fizeram parte do meu convívio diário! Agora eu entendo quando falavam para aproveitar da melhor forma esse período do ensino médio e deixo para aqueles que ainda terão essa experiência a mensagem: Dizem para aproveitarmos os momentos como se fossem os últimos, eu acredito no contrário… viva com a intensidade da primeira vez! Obrigada por me fazerem perceber que a felicidade está em pequenos momentos e nos pequenos gestos… hoje posso ver que vivi um dos melhores momentos da minha vida!

Sergio Augusto Fortes e Sá Fortes – 3º ano FK – 2018
Escrevo aqui uma história que jamais esquecerei. Cheguei em Conselheiro Lafaiete em 2006, vindo de uma cidade próxima e desde então comecei a estudar no colégio Nazaré, a minha segunda casa. É com lágrimas no rosto que agradeço por tudo que aprendi nessa escola, não foram apenas matérias escolares mas também virtudes como solidariedade, amizade, compaixão e amor. Fiz várias amizades durante os 12 anos em que aqui estudei, essas pelas quais guardarei no fundo do coração.
Conheci muitas pessoas e com todas eu aprendi alguma coisa. Aos professores, todos vocês fizeram parte da minha qualificação acadêmica não apenas me magistraram suas áreas, mas também me ensinaram valores. Sendo assim obrigado a todos por tudo! Um agradecimento especial aos funcionários, estes que tanto admiro pela dedicação a esta instituição. Sem vocês o Nazaré não seria o que é hoje! Por fim agradeço as irmãs Camila e Silvéria, essas estiveram presentes em quase toda minha vida no Nazaré, por sua eterna Dedicação à escola. E agora na minha reta final, agradeço as irmãs Renilde e Angélica pela incrível maestria na condução deste barco, e as desejo boa sorte nos dias que virão.
Assim se fosse possível descrever o Nazaré em apenas uma palavra seria: Gratidão. Pois eu serei eternamente grato a este lugar que entrei como criança e sai ser humano. Colégio Nossa “Senhora de Nazaré”, saudades eternas! Aluno de 2006 a 2018.